Junte-se a nós!

Envie-nos o seu contacto e fotografia para redeportuguesaaps@gmail.com*

Quem somos
Membros Fundadores
Membros da RPApS.

A Rede Portuguesa de Aprendizagem-Serviço (RPApS) é uma rede informal que tem como missão difundir, promover e divulgar a aprendizagem-serviço em Portugal.

Esta rede constitui-se como uma estratégia de articulação e cooperação entre pessoas e/ou entidades interessadas na metodologia aprendizagem-serviço, potenciando a cooperação entre eles, e  representando-os perante outras instituições de caráter local, nacional ou internacional.

A RPApS visa também a institucionalização da aprendizagem-serviço em Portugal.

Na RPApS apoia-se e valoriza-se a aprendizagem fazendo um serviço à comunidade, em que o fim último é a educação de pessoas com competências para transformar o mundo.

Maria João Vargas-Moniz

Joana Padrão

Projetos ApS em Portugal
Projetos ApS no mundo
Outras redes
RURASL - Rural 3.0: Service-Learning for the Rural Development

Entidade coordenadora do projeto: Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

Site do projeto: https://rural.ffzg.unizg.hr/

Plataforma do projeto: http://hub.rural.ffzg.hr/

Parceiros do projeto: Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Faculdade Universitária de Formação de Professores de Viena (PhWien) (Áustria), Universidade de Zagreb (FFZG) (Croácia), Escola de Gestão de Roterdão - Universidade Erasmus (Holanda), Centro de Empreendedorismo de Strascheg (SCE) (Alemanha), Universidade Autónoma de Madrid (UAM) (Espanha), Universidade Magnus de Vytautas (VMU) (Lituânia) Universidade de Bolonha (UNIBO) (Itália), Associação Juvenil de Deão (AJD) (Portugal), LAG5 (Croácia), LAG Ammersee (Alemanha), Kaunas District LAG (Lituânia), Galsinma (Espanha), Fundação Schutsluis Alblasserdam (Holanda), Plenum (Áustria), LAG L'Altra Romagna(Itália)

Breve descrição do projeto:  RURASL pretende reunir Instituições de Ensino Superior e parceiros rurais para juntos trabalharem numa questão comum: o desenvolvimento do conhecimento adequado e das competências necessárias para promover mudança em contexto rural com base nas necessidades das comunidades rurais. Apoia a modernização do ensino superior da Europa através de um módulo internacional com cursos em aprendizagem-serviço e empreendedorismo social, que reúne estudantes, académicos e a comunidade, para juntos desenvolverem soluções para questões desafiadoras, bem como para a inovação de produtos e processos. Destina-se a estimular, de forma colaborativa e transnacional, o empreendedorismo social dos académicos das Instituições de Ensino Superior e entidades rurais, e a desenvolver e implementar em conjunto novos métodos de aprendizagem e ensino.

* Ao partilhar informação e imagens através deste e-mail estará a autorizar a utilização e publicacação desses dados na página web da RPApS. Pode, a qualquer momento, solicitar a alteração ou remoção dos seus dados, enviando um e-mail para redeportuguesaaps@gmail.com